PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO DIVINO DE 2011

A Festa do Divino Espírito Santo se inicia 40 dias após a Páscoa, terminando no Pentecostes. A festa foi fundada em 1769, conhecida como “último reduto de caipiras” São 10 dias de festa, com inúmeras atividades, que serão realizadas entre os dias 02 a 12 de junho de 2011:

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
CONCENTRAÇÃO DOS DEVOTOS
02 de Junho de 2011 (quinta-feira) às 16 horas
Local: Ao lado da Catedral de Sant´Anna, de onde sairão 2 ônibus para a residência dos festeiros (Av. Oscar Lopes de Campos, 126 – Jd. Camila). Concentração dos devotos, com as Bandeiras e o Mastro do Divino, onde acontecerá um cortejo que seguirá de ônibus até a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
ABERTURA DA FESTA
02 de Junho de 2011 (quinta-feira) às 18:30 hs.
Abertura e Benção do Império pelos Festeiros, Capitães de Mastro e pelo Exmo. Revmo. Dom Airton José dos Santos, com a presença de autoridades, ex festeiros e capitães de mastro e devotos do Divino Espírito Santo.
BENÇÃO DAS NOVAS BANDEIRAS
O Exmo. Revmo. Dom Airton José dos Santos, fará a benção das bandeiras dos Festeiros, dos Capitães de Mastro e dos Devotos.
HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS 
Será hasteada a Bandeira da Festa do Divino, a Bandeira de Mogi das Cruzes e a Bandeira da Paz.
BENÇÃO E LEVANTAMENTO DO MASTRO
Após a Bençao e o levantamento do Mastro, será servido o tradicional Rosa-Sol.
NOVENA PREPARATÓRIA
Início 03 de junho (sexta-feira) a 11 de junho (sábado) às 19 horas
Dia 03/06 – Celebração Eucarística pelo Exmo. Revmo. Dom Airton José dos Santos e Padre José Zaias. Animação: Coral 1° de Setembro
Dia 04/06 – Celebração Eucarística com a Pastoral Afro, presidida pelo Padre Gabriel G. Bina da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Santa Isabel e co-celebrada pelos Padres Dieudonné Busaka e Dioclécio Ribeiro da Silva. Animação: Santa Isabel.
Dia 05/06 – Celebração Eucarística presidida pelo Padre Claudionir Braga do Carmo, Pároco da Catedral de Sant´Anna de Mogi das Cruzes. Animação: Miriane e Banda.
Dia 06/06 – Celebração Eucarística pelo Padre Pedro Paulo Custódio CAM e co-celebrada pelo Frei Gabriel Haamberg OC da Paróquia do carmo. Animação: Raios de Luz (Paulinho).
Dia 07/06 – Celebração Eucarística presidida pelo Padre Romulo A. Rodrigues da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ferraz de Vasconcelos. Animação: Ministério Parusia.
Dia 08/06 – Celebração Eucarística presidida pelo Exmo. Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Bispo Emérito de Mogi das Cruzes e Padre Vicente Morlini da Paróquia Sant´Anna. Animação: Comunidade Santa Terezinha (Cristiane)
Dia 09/06 – Celebração Eucarística presidida pelo Frei Nestor Marin, OFM Conv da Paróquia São Maximiliano Kolbe. Animação: Comunidade São Maximiliano.
Dia 10/06 – Celebração Eucarística presidida pelo Padre Leandro M. Silvestre da Paróquia de São Pedro e de São Benedito – César de Souza e Padre Claudio Antonio Delfino da Paróquia Cristo Rei. Animação: Seminário Diocesano.
Dia 11/06 - Celebração Eucarística presidida pelo Padre Dorival Aparecido de Moraes.
Missas às 19:00h. Após a missa PASSEATA DAS BANDEIRAS, visita as casas de ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos, com a participação da Folia do Divino de Biritiba Ussu.
TRADICIONAL PROCISSÃO EM HOMENAGEM AO DIVINO ESPÍRITO SANTO (12/06 – Domingo de Pentecostes) às 16 horas
Local: Saída da Catedral de Sant´Anna
Itinerário: Ruas: José Bonifácio, Dr. Correa, Dr. Ricardo Vilela, Dr. Deodato Wertheimer e Dr. Paulo Frontin, passando sobre o tapete ornamental.
MISSA DE ENCERRAMENTO (12/06 - Domingo de Pentecostes)
Após a procissão, será a realizada a missa presidida pelo Exmo. Revmo. Bispo Dom Airton José dos Santos e Padre Claudionir Braga do Carmo.
CERIMÔNIA DE INCINERAÇÃO DOS PEDIDOS
Após a Missa, em frente ao Império do Divino, os pedidos serão incinerados.
FECHAMENTO DO IMPÉRIO às 23:45 horas
Cerimônia de Fechamento do Império, encerrando a FESTA DO DIVINO 2011.

PROGRAMAÇÃO FOLCLÓRICA
QUERMESSE (02/06 a 12/06 - Todos os dias da Festa)
Segunda a Sexta-feiras às 18:30hs. / Sábados e Domingo às 14:00hs.)
CIP Deputado Maurício Nagib Najar, localizado na Av. Prefeito Carlos Alberto Lopes (Mogilar). Entrada pela Avenida Cívica s,n.
PASSEATA DAS BANDEIRAS (03/06 a 11/06) Após as Missas.
Saída da Catedral de Sant´Anna. Todos os dias após as missas, serão feitas visitas às casas de ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos do Divino Espírito Santo, com a participação da Folia do Divino de Biritiba Ussu.
ALVORADA (04/06 a 12/06)
Local: Praça Cel. Benedito de Almeida.
Procissão com início às 5:00h., saindo do Império do Divino Espírito Santo percorrendo as ruas centrais de Mogi das Cruzes, implorando suas bençãos para a cidade, e retornando ao Império.
Em seguida será oferecido o café comunitário (o tradicional “Café do Divino“), no salão paroquial da Catedral de Sant´Anna.
MISSA NO CEMITÉRIO (06/06 segunda-feira)
A Alvorada seguirá até o Cemitério São Salvador, onde o Exmo. Revmo. Bispo Diocesano Dom Airton José dos Santos celebrará missa em intenção dos ex-festeiros e devotos falecidos.
ORAÇÃO AOS DOENTES (07/06 terça-feira)
A Alvorada passará em frente a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, onde fará uma oração aos doentes.
DOMINGO DE PENTECOSTES
A Alvorada participará em frente a Ordem Primeira do Carmo, de uma breve cerimônia simbolizando a Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.
2° FESTIVAL DE BALÕES ECOLÓGICOS (sem fogo) DO ESTADO DE SÃO PAULO 04/06 (sábado – das 20 às 22 horas) e 05/06 (domingo – soltura a partir das 6 horas da manhã)
Local: Avenida Cívica, s/n°
Realização: União dos Artistas de Papel (www.uniaoap.org.br)
Este evento dependerá das condições climáticas para sua realização.
CONCERTO DE MÚSICA (04/06) às 16:30 horas
Local: Igreja da Ordem Primeira do Carmo
Concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes
TARDE DE FOLGUEDOS INFANTIS (05/06 – das 13 às 17 horas)
Local: Quermesse
No recinto da quermesse, acontece a tarde de folguedos infantis, com brincadeiras típicas para as crianças, como o quebra-pote, corrida com ovo na colher, corrida do saco, cabo de guerra e cabra-cega. Após o encerramento será servidos lanches e doces para as crianças.
ENTRADA DOS PALMITOS (11/06 sábado) às 9 horas
Concentração em frente à Capela de Santa Cruz, Rua Dr. Ricardo Vilela, altura n° 1200.
Tradicional cortejo que relembra a chegada da população da zona rural para participar da festa. Com Bandeireiro levando a Bandeira do Divino a frente, festeiros, ex-festeiros, devotos com suas bandeiras, grupos folclóricos, carros de boi, escolas, charretes, cavaleiros, etc, percorrem as ruas centrais da cidade até a Catedral de Sant´Anna.
AFOGADO DO POVO (11/06) às 12 horas
No recinto da quermesse, como é tradicional, os Festeiros e Capitães de Mastro oferecem Gratuitamente à população o prato típico da festa o “Afogado do Divino”.
AGRADECIMENTO
Agradecemos primeiro e acima de tudo a Deus, por nos dar sempre a oportunidade de serví-lo, e a todas as pessoas que nos ajudaram com seu trabalho e suas orações a realizar com sucesso essa grandiosa Festa em Louvor ao Espírito Santo, missão que nos foi confiada por Ele.
Rogamos ao Espírito Santo os dons e frutos necessários para unir e santificar vossas famílias, a proteção para nossa cidade e a paz mundial.

“ILUMINAI AS NOSSAS FAMÍLIAS PARA QUE SEJAM A LUZ DO MUNDO”

FESTEIROS: Antonio Lucio de Lima e Maria Angela Ap. Pires de Lima
CAPITÃES DE MASTRO: José Carlos Nunes Junior e Lilian Ap. Ramos Nunes

Nenhum comentário: