Translate

BREVE HISTÓRIA DO SURGIMENTO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

 
A Festa do Divino Espírito Santo teve início no ano de 1323, em Portugal.
O Reino Português enfrentava uma enorme crise e, a Rainha D. Isabel de Aragão (Rainha Santa Isabel), identificada como uma rainha caridosa que ajudava os pobres e desamparados, ofereceu um cedro e a coroa real ao Divino Espírito Santo e, com o fim da crise, em agradecimento, ela mandou construir, na cidade de Alenquer, uma igreja para o Espírito Santo.
A festa foi trazida para o Brasil, pelos colonizadores e esta expressão religiosa se espalhou por várias regiões do país.
 
FESTA DO DIVINO DE MOGI DAS CRUZES
A Festa do Divino Espírito Santo em Mogi das Cruzes, é uma das maiores festas da região, pode-se dizer ainda, que é uma das mais antigas do Brasil, realizada há mais de 300 anos.
A Festa do Divino Espírito Santo em Mogi, foi fundada em 1769, conhecida como “último reduto de caipiras”.
Se inicia 40 dias após a Páscoa, tem início na quinta-feira de Ascensão, terminando no Domingo de Pentecostes, onde é celebrada a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.
São 10 dias de festa, com inúmeras atividades e, rica em rituais católicos e folclóricos.
Essa festa é uma manifestação popular, onde se unem a espiritualidade e o folclore, para agradecer ao Espírito Santo os dons e graças recebidas.
O início da festa é realizado com o encontro das bandeiras na casa dos Festeiros, onde em procissão, todos seguem até o Império, na “praça da Matriz”, para a abertura solene da festa, cuja a participação popular aumenta a cada ano.

 

Nenhum comentário: