ENTRADA DOS PALMITOS 2010

A Entrada dos Palmitos, na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, é um grande cortejo, considerado o ponto alto e um dos momentos mais importantes da festa, representando a chegada dos colonos para a festa de Pentecostes e, relembrando a chegada da população rural a cidade para agradecer a fartura da boa colheita.
Todos os anos, o Entrada dos Palmitos acontece na manhã de sábado, véspera de Pentecostes (penúltimo dia da festa), e é acompanhado por milhares de pessoas, que ficam nas calçadas apreciando o cortejo formado pelos festeiros, capitães de mastro, devotos, grupos folclóricos (congada, marujada, moçambique), grupos de alunos, banda de música, carros de boi enfeitados com flores, fitas e produtos agrícolas, charretes, carroças e cavalheiros. Uma curiosidade é que desde o início as ruas eram enfeitadas com folhas de palmito, mas em 1985, foi proibido o corte do palmito e, nos dias de hoje é utilizado folhas de palmeira na marcação do trajeto.
A concentração da Entrada dos Palmitos acontece em frente da capela da Santa Cruz, de onde seguem em procissão pelas ruas centrais da cidade e, no final todos seguem para o local onde acontece a quermesse para o tradicional “afogadão”, sendo considerado um alimento sagrado, em que muitos fiéis aguardam muito tempo na fila, acreditando no poder de cura após consumir o alimento.

7 comentários:

Anônimo disse...

Pretento participar do evento a cavalo e quem sabe me tornar tbem um cavalheiro, pois cavaleiros sei que serão muitos.
JP

Anônimo disse...

Tudo bem que a cultura e tradição da cidade são coisas importantes, porém não entendo esta "Entrada dos Palmitos". Só traz transtorno no transito, prendendo muitos em casa, atrapalha o comércio e ainda deixa a cidade imunda. Pessoal, vamos na alvorada, vamos na missa do divino, vamos sim professar nossa fé, mas sem montar um circo no centro da cidade!

Carla Patricia disse...

ao anonimo ai de cima...
conforme nossa CF .."Artigo 5º ‘‘IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
Bom o respeito existe e sempre deve existir em circos, em blogs e em qualquer lugar!!!

Como voce mesmo disse "TRADIÇAO"... nao podemos mudar a Historia, a tradição de uma cidade. Assim, infelizmente para voce e felizmente para milhares de pessoas a entrada dos palmitos devera continuar por muito tempo ainda, vamos morrer e deixar essa cultura para nossos filhos, netos, bisnetos.. e, uma vez por ano "atrapalhar" o transito de mogi que ja é desculpe, mas por si só, muito complicado, nao faz mal a ninguem nao!!!

Anônimo disse...

Concordo com vc Carla Patricia....
O que um "anonimo" diz, não se deve dar muito valor e mesmo pq gostando ou não, a festa não será mudada por vontade de ninguém. Tradição de muitos anos e que envolve milhares de pessoas. Acho que o povo poderia dar mais valor e ter mais fé. Andréia

Anônimo disse...

adoro a festa do divino de mogi das cruzes, acho que a quermesse devia de ter um preço um pouco mais barato.o restante a festa é linda

Anônimo disse...

É verdade o progresso ja destruio mtas coisas ! tirou a moradia e as terras dos indios , destruio mtos rios , mares ,lagos , familias inteiras tiverão que se mudar pra longe ,pois firmas e pessoas não se preocuparão com a estoria e os folclores locai os espulsarão . mais se esquecem da estorias que seus vovos contavão pois isso não traz $$$$ .fassa como DEUS nos encinou criou em 6 dias e descansou no 7ºdia . fassa isso una-se a nos neste dia pra que a estoria não morra junto com nossos avos ... ou ... descanse neste dia seu coração agradece .
OBS..
eu gostaria mto de estar ai nesta festa mais o progresso me espulsou pra bem longe hoje tenho só as estorias que meu avô contava uma lembransa doqual acompanho pela tv sem meu vô sem minha cidade

Anônimo disse...

Esta pes que chamou de circo e uma pessoa pobre de espirito que nao respeita a religiao dos outros infeliz deve ser por nao ter educaçao e respeito c as pessoas , lembre se quem respeita e tratada com respeito.
Vc nao conhece nem um circo hje em dia nao existe mais animais no circo a nao ser vc o animal .