Programação da Festa do Divino Espírito Santos de 2013
09 a 19 de Maio de 2013
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Dia 09 de Maio (quinta-feira)
Abertura da Festa e Levantamento do Mastro
Praça Cel. Benedito de Almeida em frente a Catedral de Sant’Ana
Abertura e Benção do Império pelos Festeiros, Capitães de Mastro e pelo Revmo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino, com a presença do Exmo. Prefeito de Mogi das Cruzes, Sr. Marco Aurélio Bertaiolli, autoridades, ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos do Divino Espírito Santo. O Império permanecerá aberto diariamente a partir do dia 09 de maio.
Benção das Novas Bandeiras
O Revmo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino fará a bênção das bandeiras dos Festeiros, dos Capitães de Mastro de 2013 e dos devotos.
Hasteamento das Bandeiras
Da Festa, pelo Festeiro; Da Bandeira do Município de Mogi das Cruzes, pelo Exmo. Prefeito de Mogi das Cruzes, Sr. Marco Aurélio Bertaiolli;Da Bandeira da Paz, pelo Revmo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino.
Benção e Levantamento do Mastro
Bênção pelo Revmo. Pe. Claudio Taciano da Silva Querino e levantamento do Mastro pelos Capitães.
De 10 de Maio (sexta-feira) a 19 de maio (Domingo de Pentecostes) - 19h
Novena Preparatória
Catedral de Sant’Ana – Praça. Cel. Benedito de Almeida
Dia 19 de maio (Domingo de Pentecostes)
Tradicional procissão em homenagem ao Divino Espírito Santo
Saída: Catedral de Sant’Ana - Praça Cel. Benedito de Almeida
Missa de Encerramento - 19 de maio (Domingo de Pentecostes) - Após a Procissão
Catedral de Sant’Ana – Praça Cel. Benedito de Almeida
Cerimônia de Incineração dos Pedidos - 19 de maio (Domingo de Pentecostes) - Após a Missa
Em frente ao Império do Divino
Os pedidos serão incinerados com a participação do padre, autoridades eclesiásticas, rezadeiras, festeiros, capitães de mastro, ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos.
Fechamento do Império - 19 de maio (Domingo de Pentecostes) - 23h45min
Império do Divino
Cerimônia de Fechamento do Império encerrando a Festa do Divino Espírito Santo 2013, com a presença do Padre, dos festeiros, capitães de mastro, ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos.
PROGRAMAÇÃO FOLCLÓRICA
ALVORADAS
De 11 de maio (sábado) a 19 de maio (domingo) - 5h
Praça Cel. Benedito de Almeida
Saída do Império do Divino Espírito Santo percorrendo as ruas centrais de Mogi das Cruzes acompanhada da Folia do Divino de Biritiba Ussú, implorando suas bênçãos para a Cidade, e retornando ao Império. Em seguida será oferecido o tradicional café comunitário no salão paroquial da Catedral de Sant’Ana.
Dia 13 de maio (segunda-feira) – Missa no Cemitério
05h – Saindo do Império a Alvorada seguirá até o Cemitério São Salvador, onde o Pe. Claudio Taciano da Silva Querino celebrará missa em intenção dos ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos falecidos.
Dia 14 de maio (terça-feira) – Oração aos Doentes
A Alvorada passará em frente à Santa Casa de Misericórdia, onde se fará uma oração aos doentes.
Dia 19 de maio (domingo de Pentecostes)
A Alvorada participará em frente à Ordem Primeira do Carmo, de uma breve cerimônia simbolizando a Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.
QUERMESSE
De 09 de maio (quinta-feira) a 19 de maio (domingo)
Início às 18h30min (segunda a sexta) e às 14h (sábados e domingos)
Centro de Integração Profissional Deputado Maurício Nagib Najar, localizado na Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, no Mogilar com a Entrada Principal pela Avenida Cívica.
Haverá barracas de doces típicos, salgados, churrasco, afogado, café caipira, yakissoba, caldos, frutas do amor, bebidas, etc.
Passeata das bandeiras
De 10 de maio (sexta-feira) a 19 de maio (sábado) - Após as missas
Saída da Catedral de Sant’Ana – Praça Cel. Benedito de Almeida.
Todos os dias, após as missas, serão feitas visitas às casas de ex-festeiros, ex-capitães de mastro e devotos do Divino Espírito Santo, com a participação da Folia do Divino de Biritiba Ussú.
Shows e Grupos Folclóricos
De 09 de maio (quinta-feira) a 19 de maio (domingo)
Durante a quermesse, todos os dias haverá shows com apresentação de grupos de catira, duplas e conjuntos sertanejos, grupos de Congada e Moçambique.
Folguedos Infantis
No recinto da quermesse, acontece a tarde de folguedos infantis, com brincadeiras típicas para a criançada como quebra potes, corrida com ovo na colher, corrida do saco, cabo de guerra e cabra-cega. Após o encerramento são servidos lanches e doces para as crianças.
Entrada dos Palmitos - 18 de maio (sábado) - 9h
Concentração em frente à capela de Santa Cruz – Rua Dr. Ricardo Vilela, altura do 1200.
Tradicional cortejo que relembra a chegada da população da zona rural para participar da festa. Com o Bandeireiro levando a bandeira do Divino à frente, Festeiros, ex-Festeiros, devotos com suas bandeiras, grupos folclóricos, Banda Santa Cecília, Corporação Musical “lira São José Operário”, carros de bois, carroças, charretes, cavaleiros, escolas e grupos de Catequese percorrem as ruas centrais da cidade até a Catedral de Sant’Ana.
Afogado do Povo - 18 de maio (sábado) - 12h
No recinto da quermesse, como é tradicional, os Festeiros e Capitães do Mastro oferecem gratuitamente à população o prato típico da festa o “Afogado do Divino”.
"QUE A LUZ DO ESPÍRITO SANTO ILUMINE E FORTALEÇA AS NOSSAS FAMÍLIAS"
Nenhum comentário:
Postar um comentário